Ob
Objetivos: pretendemos
com esta ação trabalhar as literacias da leitura, da matemática, da ciência e do
pensamento computacional.
Preparação/desenvolvimento: A equipa das bibliotecas, em articulação com a
equipa EDD, criou uma APP e tapetes educativos com questões e ilustrações sobre
as várias obras requisitadas pelos alunos na biblioteca e lidas por estes, em
contexto de sala de aula com os docentes titulares do primeiro ciclo e as
educadoras. Esta estratégia pedagógica tem como objetivo testar a compreensão
leitora e os conhecimentos de matemática e estudo do meio dos alunos. Estes têm
que encontrar a resposta certa à questão que lhes é colocada, no tapete de
leitura criado para cada livro do PNL, programando o robot, de modo a que este
encontre a resposta certa. Quando o aluno responde corretamente à questão e
consegue programar bem o robot ganha um girassol.
Impactos: motivação para
a leitura, para a matemática e ciências e para a robótica.
Intervenientes: 4 turmas
do pré-escolar (63 alunos); 8 turmas do primeiro ciclo (113 alunos) e uma turma
do 7º ano (14 alunos).
Sem comentários:
Enviar um comentário