quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Celebrar os 500 anos do nascimento de Camões


As bibliotecas do AEA associam-se a esta iniciativa coletiva de leitura e apreciação da obra de Camões, promovida à escala nacional e internacional, fortalecendo o vínculo cultural com a obra do poeta, através de uma ação sincronizada que una os alunos de todas as faixas etárias em torno do legado camoniano.

A iniciativa "Celebrar Camões”, integrada no projeto "aLer+ e melhor" da RBE, iniciar-se-á com a leitura simultânea de textos camonianos ou a partir da sua obra, em todos os ciclos de ensino nos dias 29 de janeiro e 6 de fevereiro.

No dia 29 de janeiro, às 10 h, na escola de Vilar Formoso e no dia 6 de fevereiro, em Almeida, à mesma hora, serão lidos poemas de Camões em todas as turmas do agrupamento. A distribuição dos poemas será feita pelos alunos do pré-escolar, vestidos de Camões, e/ou por robots do LED, programados pelos alunos do profissional.

No pré-escolar estão a ser construídos adereços relativos a Camões (pala, coroa de louros e gola) e um cartaz alusivo à celebração deste génio da literatura, com materiais manipuláveis. Far-se-á ainda uma exposição, com conteúdos produzidos pelos alunos do 3º ciclo com recurso à inteligência artificial, subordinada aos temas: "Camões no século XXI" e "O Adamastor no século XXI".

Citando o Senhor Primeiro Ministro, «Celebrar Camões não necessita de justificação. Singular e estranho seria não o fazer».





















Sem comentários: