As fortalezas abaluartadas de Almeida, Elvas, Marvão e Valença desenvolveram a criação de uma Rota Turística integradora destes quatro conjuntos monumentais: "A Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia", que tem como principal objetivo, criar um produto de turismo cultural de âmbito nacional, associado a uma candidatura de Património da Humanidade que está a decorrer em paralelo, criando-se uma rota com selo de Património Mundial da UNESCO.
Podem-se envolver neste projeto a biblioteca escolar todos os ciclos e disciplinas, embora no presente ano letivo, esteja mais direcionado para o segundo ciclo e o 7º ano.
Com a colaboração do Município de Almeida poderá ser pintado nos pátios das escolas, em tamanho gigante, o jogo da Vanglória.
As bibliotecas em articulação com a Equipa de Desenvolvimento Digital e Biblioteca Municipal, criarão tapetes de leitura a partir dos textos, ilustrações e fichas do livro "Entre Cá e lá", utilizando recursos de robótica, realidade aumentada e inteligência artificial, trabalhando as literacias da leitura, da informação e a digital.
Os materiais disponíveis com o projeto são: Livro " Entre Cá e Lá"; Fichas de trabalho; Jogo da Vanglória; Caderno de Campo.
As bibliotecas planificaram uma aquisição de fundo documental de apoio ao projeto, que será financiada pela RBE, sobre o 25 de Abril, Contrabando e Fortalezas.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário