“Tapete com valor (es)” foi uma
experiência realizada com as duas salas do ensino pré-escolar (salas dos 4 e 5
anos) do Agrupamento de Escolas de
Almeida, no sentido de abordar a temática da corrupção. Desse trabalho de
sensibilização e articulação entre biblioteca escolar, educadoras, alunos e
encarregados de educação, resultou um tapete, onde cada família, cada aluno,
cada professor deixou um bocadinho de si.
Em cada retalho foram cosidos e colados
elementos que representam a paz, a solidariedade, o respeito pelo ser humano, a
inclusão, a multiculturalidade (representada pela pomba construída com as mãos
multicolores que os pequenotes picotaram) e também o respeito pelo planeta, a
nossa casa comum.
Como estas temáticas são de difícil
compreensão para as crianças do ensino pré-escolar, abordámo-las a partir de
histórias e de situações simples que acontecem diariamente, que requerem uma
tomada de decisão individual e coletiva na resolução do conflito pelo diálogo,
pedindo sempre ao "infrator" que se coloque no lugar do "outro”.
Os valores nestas idades não se
"ensinam", mas aprendem-se na relação com os outros. Por isso, a
abordagem foi feita a partir da compreensão do que está certo e errado, do que
se pode e não se pode ou não se deve fazer, centrando o trabalho em torno dos valores
(respeito, solidariedade e paz), para depois se refletir na degradação destes. Desta
forma, a palavra “corrupção” mereceu umas valentes malaguetas picantes,
recuperando ensinamentos de outros tempos, pois era costume os mais velhos dizerem
aos petizes que se mentissem ou furtassem algo seriam castigados com pimenta na
língua.
Consideramos imprescindível que cada
projeto seja pautado pelos valores de uma forma geral e que as atitudes do
educador (a), dos encarregados de educação e de todos os adultos que interagem
com a criança sejam coerentes com esses mesmos valores. Elas têm que
compreender os valores e aplicá-los através da comparação entre o que é bom e o
que é mau.
Em virtude da tenra idade, as crianças
podem não perceber a profundidade das questões tratadas, mas absorvem e
assimilam conceitos que vão definindo e seu comportamento e caráter.
Em nosso entender, quanto mais cedo
abordarmos estes assuntos, mais probabilidades temos de formar adultos
conscientes e solidários.
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