quinta-feira, 11 de outubro de 2018
quarta-feira, 3 de outubro de 2018
MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR 2018
A partir do tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o International School Library Month (ISLM) em 2018, "Why I love my school library", a RBE procurou uma formulação que melhor traduzisse para a língua portuguesa a ideia transmitida, optando-se por uma linguagem híbrida em que todas as gerações se reveem: “Eu ♥ biblioteca escolar”.
Como habitualmente, o Dia Internacional da Biblioteca Escolar será assinalado na quarta segunda-feira de outubro, dia 22.
Para além das propostas da IASL disponíveis aqui, a Rede de Bibliotecas Escolares lança o habitual desafio, para assinalar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) e celebrar a importância das bibliotecas e de tudo o que têm de bom.
Desta vez definimos dois destinatários: os alunos e os professores bibliotecários.
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/2175.html
sábado, 14 de julho de 2018
quarta-feira, 2 de maio de 2018
terça-feira, 1 de maio de 2018
quarta-feira, 25 de abril de 2018
segunda-feira, 23 de abril de 2018
Dia mundial do livro
Neste dia celebra-se em todo o mundo a magia do livro e o prazer da leitura.
Hoje também celebramos 45.000 visitas no blog.
segunda-feira, 9 de abril de 2018
Gamificação
O termo deriva de gamification, que na lingua inglesa remete para a utilização de mecânicas e dinâmicas de jogo para envolver as pessoas na melhoria das suas aprendizagens.
O principal objetivo é o envolvimento do utilizador através da curiosidade, dos desafios, da competição e da recompensa imediata.
A utilização da gamificação na educação é uma forma de incentivar determinados comportamentos nos alunos recorrendo a ferramentas tecnológicas para promover processos de aprendizagem mais dinâmicos, rápidos e agradáveis.
Nos países desenvolvidos essa estratégia já é bastante utilizada para despertar o interesse dos alunos e promover condições de aprendizagem mais conectadas com o mundo real e com a experimentação. Na sala de aula, os professores podem usar a gamificação criando cenários, missões e desafios para os alunos cumprirem. O papel do professor é semelhante a um designer de jogos, procurando maneiras de atrair o aluno e fazendo com que este fique cada vez mais envolvido e motivado para descobrir novas maneiras de interagir com o conhecimento e com o mundo ao seu redor.
A narrativa dos jogos deve ser direcionada ao conteúdo, substituindo a aula tradicional e criando um espaço de imersão no conhecimento. As instituições de ensino devem investir em plataformas de gamificação, desenvolvendo técnicas de aprendizagem baseadas na inovação tecnológica e em ambientes virtuais.
Saber mais:
quinta-feira, 15 de março de 2018
Raia@Ler - Nasce um novo jornal escolar.
Inauguramos hoje este projeto que abraçamos com o compromisso de proporcionar aos nossos leitores conteúdo informativo atual e de qualidade.
Nos próximos tempos iremos abordar temas relacionados com as literacias, iremos refletir acerca das fronteiras e limites da tecnologia, trataremos de assuntos relacionados com a segurança e a privacidade nas redes sociais, cyberbullying, fake news, gamificação e outros temas da atualidade tecnológica.
Na seção de novidades daremos conta de novos produtos e serviços que vão aparecendo no mercado, tais como livros, eBooks, audiobooks, filmes, apps e serviços web 2.0.
Trataremos ainda de divulgar eventos da comunidade e notícias do mundo literário.
Sejam bem-vindos. A nossa jornada começa aqui e agora!
Fica aqui disponível para uma leitura crítica.
sábado, 10 de março de 2018
Ministro da Educação na semana da leitura
"A leitura é a ferramenta absolutamente primeira para fomentar o acesso a todos os cidadãos - e desde a mais tenra idade - à pluralidade do conhecimento e à infinita riqueza da cultura", escreveu o governante no livro.
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018
Semana da leitura 2018
Entre 5 e 9 de março, vamos comemorar a leitura e o leitor!
Nesta semana, convidamos escolas e entidades públicas e privadas a promoverem atividades para festejar a leitura como ato comunicativo, diálogo entre as artes, as humanidades e as ciências, espaço de encontro, criativo e colaborativo.
Exemplos de atividades em:
segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018
Regulamento Geral sobre Proteção de Dados
O novo Regulamento Geral sobre Proteção de Dados https://goo.gl/jnennE que será aplicado a partir de 25 de maio de 2018, vai obrigar as escolas a rever as práticas habituais no que diz respeito à divulgação de imagens e outros dados sensíveis dos alunos. Deixamos aqui um documento da Comissão Nacional de Proteção de Dados com 10 medidas para preparar a sua aplicação.
sábado, 10 de fevereiro de 2018
Educação Literária
Mural elaborado com materiais de apoio ao currículo de Português do Ensino Secundário.
Ver tudo no Padlet:
Aprender com a biblioteca escolar
Ver tudo no Padlet:
Aprender com a biblioteca escolar
domingo, 4 de fevereiro de 2018
O segredo do sucesso está nas bibliotecas
É cada vez maior o número de escolas em que a leitura é aposta central do seu projecto educativo. Um exemplo a seguir:
segunda-feira, 15 de janeiro de 2018
Dia do Perfil dos Alunos
A Conferência Nacional “Dia do Perfil dos Alunos” já se encontra disponível, aqui, para visionamento.
Neste dia, 322 comunidades educativas juntaram-se em torno desta conferência e desenvolveram, também elas, inúmeras atividades.
O documento OFICIAL e definitivo pode ser descarregado neste link.
O documento OFICIAL e definitivo pode ser descarregado neste link.
segunda-feira, 8 de janeiro de 2018
projeto MILD
Manual de Instruções para a Literacia Digital
da Rede de Bibliotecas Escolares
DN
Novo portal para ensinar jovens a compreender a Internet disponível em 2018
- via blogue.rbe.mec.pt
terça-feira, 2 de janeiro de 2018
Este é o nosso caminho
aLer+ 2027 | projeto
- via blogue.rbe.mec.pt

Esta iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), destina-se a apoiar escolas que pretendam desenvolver um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler, tendo por base novas estratégias e práticas, não só em contextos formais de aprendizagem, mas, também, noutros contextos de socialização da leitura, digitais, não formais e informais. Continuamos a acreditar neste caminho.
Subscrever:
Mensagens (Atom)