As bibliotecas escolares são um espaço educativo integrador de múltiplas literacias e desempenham um papel cada vez mais decisivo de capacitação das crianças e dos jovens que as utilizam, formal ou informalmente.
A integração explícita e intencional em projetos e atividades realizadas com e pelas bibliotecas escolares, de competências nas áreas da leitura, dos media e da informação, em ambientes físicos ou digitais, constitui uma das mais importantes estratégias para o sucesso escolar e o desenvolvimento educativo e cultural dos jovens.
Num contexto educativo em que, no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória se considera "a escola, enquanto ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, onde os alunos adquirem as múltiplas literacias que precisam de mobilizar," a biblioteca escolar pode, através dos instrumentos de que dispõe, dar um contributo significativo e imprescindível para a reconfiguração que se pretende para a escola pública. De igual modo, para a concretização da flexibilidade curricular que entrou em fase de experimentação, a biblioteca escolar constitui um lugar de interseções, colaboração, inclusão para o desenvolvimento das literacias.
O referencial Aprender com a biblioteca escolar é um instrumento determinante na persecução destes objetivos, tendo sido demonstrada pelas escolas envolvidas na sua aplicação, a clara vantagem deste tipo de intervenção, quer na motivação dos alunos, quer no enriquecimento das práticas de ensino, nos resultados obtidos e nos produtos gerados.
Com base nestes princípios, e dando cumprimento às orientações do referencial Aprender com a biblioteca escolar, as bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Almeida estão a implementar um Programa de Desenvolvimento da Literacia da Informação no Ensino Secundário.
A primeira sessão, dirigida aos alunos do 10º ano do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, decorreu hoje na biblioteca da Escola Básica e Secundária de Vilar Formoso. Foram abordados quatro temas: modelo de pesquisa big6, pesquisa avançada no google, alunos curadores no Pinterest e murais digitais no Padlet.
Sem comentários:
Enviar um comentário