sexta-feira, 27 de outubro de 2017
Novo site: aprender digital
segunda-feira, 23 de outubro de 2017
Conferência PNL 2017

A Conferência PNL 2027, Presente-Futuro, a Urgência da Leitura, propõe-se debater os conceitos e fundamentos que devem suportar políticas de leitura e escrita favoráveis às múltiplas literacias que a atualidade exige, apontar novas vias de evolução – em conformidade com a experiência e o saber científico acumulados a nível nacional e internacional – e inspirar novas ações criativas e inovadoras.
quarta-feira, 18 de outubro de 2017
Entrevista com Manuela Pargana Silva, Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares
Entrevista com Manuela Pargana Silva, Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares
"O facto de termos hoje, mais do que nunca, acesso a informação, confere às bibliotecas um papel essencial na vida dos cidadãos. É essa a opinião da coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Pargana Silva, que, em conversa com a Forum Estudante, destacou tudo o que estas estruturas têm para oferecer aos estudantes portugueses. (...) "
sábado, 14 de outubro de 2017
Dia mundial da alimentação
O Dia da Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro. A data foi implementada a partir da necessidade de alertar para a importância de uma alimentação saudável, acessível e de qualidade, e para os problemas sociais associados, como a fome, a desnutrição, a pobreza, entre outros.
Para saber mais sobre o tema consultar:
http://www.alimentacaosaudavel.dgs.pt
http://www.sobe.pt
http://www.rbe.mec.pt/np4/sobe.html
www.alimentacaointeligente.dgs.pt
http://nutrimento.pt/
quinta-feira, 12 de outubro de 2017
Programa de Desenvolvimento da Literacia da Informação no ES
As bibliotecas escolares são um espaço educativo integrador de múltiplas literacias e desempenham um papel cada vez mais decisivo de capacitação das crianças e dos jovens que as utilizam, formal ou informalmente.
A integração explícita e intencional em projetos e atividades realizadas com e pelas bibliotecas escolares, de competências nas áreas da leitura, dos media e da informação, em ambientes físicos ou digitais, constitui uma das mais importantes estratégias para o sucesso escolar e o desenvolvimento educativo e cultural dos jovens.
Num contexto educativo em que, no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória se considera "a escola, enquanto ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, onde os alunos adquirem as múltiplas literacias que precisam de mobilizar," a biblioteca escolar pode, através dos instrumentos de que dispõe, dar um contributo significativo e imprescindível para a reconfiguração que se pretende para a escola pública. De igual modo, para a concretização da flexibilidade curricular que entrou em fase de experimentação, a biblioteca escolar constitui um lugar de interseções, colaboração, inclusão para o desenvolvimento das literacias.
O referencial Aprender com a biblioteca escolar é um instrumento determinante na persecução destes objetivos, tendo sido demonstrada pelas escolas envolvidas na sua aplicação, a clara vantagem deste tipo de intervenção, quer na motivação dos alunos, quer no enriquecimento das práticas de ensino, nos resultados obtidos e nos produtos gerados.
Com base nestes princípios, e dando cumprimento às orientações do referencial Aprender com a biblioteca escolar, as bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Almeida estão a implementar um Programa de Desenvolvimento da Literacia da Informação no Ensino Secundário.
A primeira sessão, dirigida aos alunos do 10º ano do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, decorreu hoje na biblioteca da Escola Básica e Secundária de Vilar Formoso. Foram abordados quatro temas: modelo de pesquisa big6, pesquisa avançada no google, alunos curadores no Pinterest e murais digitais no Padlet.
quinta-feira, 5 de outubro de 2017
domingo, 1 de outubro de 2017
Subscrever:
Mensagens (Atom)