São hoje comummente conhecidas as implicações da literacia na saúde e bem-estar dos cidadãos e a importância particular no campo educativo da literacia em saúde.
O Agrupamento de escolas de Almeida apresentou uma candidatura ao projeto SOBE (saúde oral e bibliotecas escolares) tendo sido contemplado com os Kit SOBE para todos os alunos do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico.
Este programa desenvolvido em colaboração com diversos parceiros, pretende contribuir para a alteração dos comportamentos ligados à saúde oral. Com essa intenção, foram disponibilizados às escolas aderentes materiais para o desenvolvimento de atividades de leitura e estratégias de aprendizagem divertidas em que o objetivo é sensibilizar para uma saúde oral de se ficar com a boca aberta de espanto!
Na sequência do desenvolvimento do Programa de Prevenção da Saúde Oral, o Projeto SOBE definiu como objectivo central conceber e executar estratégias de promoção da leitura e da escrita, bem como, através das suas Bibliotecas, aumentar a qualidade da divulgação e da informação no universo das escolas.
A vocação do projeto SOBE é fazer com que a integração da temática da saúde oral nos currículos escolares se torne inevitável, permitindo abordar os diferentes temas de uma forma mais rica, competente e eficaz. A ideia base permanece na atual edição: fazer uma abordagem transversal ao currículo escolar, integrando a Saúde Oral.
Sem comentários:
Enviar um comentário