O Projeto "Fios de Leitura" coordenado pelas bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Almeida, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, foi apresentado no dia 18 de outubro nas sessões paralelas do FOLIO EDUCA - Festival Literário Internacional de Óbidos.
A experiência, integrada no tema "Territórios Leitores", foi conduzida pela professora bibliotecária do Agrupamento, Isabel Robalo e pelo coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares, Pedro Gomes.
As bibliotecas do Agrupamento continuam através destes projetos a apostar na dinamização da leitura como forma privilegiada de conhecimento e cultura.
A nossa experiência no Festival Literário Internacional de Óbidos FOLIO EDUCA - Educação, Leitura e Literatura, foi muito gratificante.
Foi inesquecível a comunhão que se sentia entre espaços, autores, leitores, livros, aromas, frutos, cores e sabores. As apetitosas maçãs que, de onde em onde apareciam e desapareciam, certamente foram colhidas em tantas histórias que nos convidavam à sua leitura, assumindo com frontalidade a característica de fruto proibido, logo, apetecido.
Também os quietos baloiços convidavam a nossa imaginação a vaguear, num incessante vaivém de imagens e memórias. Apetecia estar ali. Apetecia assistir a tudo ao mesmo tempo, outrando-nos em cada instante e regressar ao eu apenas na hora de serenar a alma e o corpo, quando a lua nos convidasse.
De cada livraria, de cada biblioteca, de cada evento brotava inspiração. Emolduravam-se sorrisos, inebriavam-se almas, entrelaçava-se o papel e o digital, cheirava a magia como se Deuses e heróis, duendes e feiticeiras povoassem aquele espaço e, ao seu jeito, nos convidassem a ficar e a voltar sempre.
Obrigada! Voltaremos!
Isabel Maria Antunes Robalo





Folio educa/sessões paralelas:
http://foliofestival.com/programa/seminario-internacional-educacao-leitura-literatura/
Programa Folio:
http://foliofestival.com/programa/
http://vilaliteraria.com/noticias/folio-festival-literario-internacional-de-obidos
Dados do mapa
Dados do mapa ©2015 Google
Dados do mapa ©2015 Google
No âmbito da atividade "Salas com personalidade" os alunos do 7ºC leram os "Contos" dos irmãos Grimm, transformaram as histórias em teias de leitura que depois foram imprimidas em t-shirts.
Continuação de boas leituras!
Neste mês dedicado à leitura, foi a vez dos alunos do 7º ano e do curso vocacional fazerem "leitura em cascata" com os alunos do 1º ciclo do Agrupamento a partir do livro "As mil cores do sorriso da Maria".
O jogo "Corrida para o sorriso dos mil brilhos" suscitou o interesse dos mais pequenos que aprenderam muito acerca da saúde oral.
Obrigada a todos!

São hoje comummente conhecidas as implicações da literacia na saúde e bem-estar dos cidadãos e a importância particular no campo educativo da literacia em saúde.
O Agrupamento de escolas de Almeida apresentou uma candidatura ao projeto SOBE (saúde oral e bibliotecas escolares) tendo sido contemplado com os Kit SOBE para todos os alunos do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico.
Este programa desenvolvido em colaboração com diversos parceiros, pretende contribuir para a alteração dos comportamentos ligados à saúde oral. Com essa intenção, foram disponibilizados às escolas aderentes materiais para o desenvolvimento de atividades de leitura e estratégias de aprendizagem divertidas em que o objetivo é sensibilizar para uma saúde oral de se ficar com a boca aberta de espanto!
Na sequência do desenvolvimento do Programa de Prevenção da Saúde Oral, o Projeto SOBE definiu como objectivo central conceber e executar estratégias de promoção da leitura e da escrita, bem como, através das suas Bibliotecas, aumentar a qualidade da divulgação e da informação no universo das escolas.
A vocação do projeto SOBE é fazer com que a integração da temática da saúde oral nos currículos escolares se torne inevitável, permitindo abordar os diferentes temas de uma forma mais rica, competente e eficaz. A ideia base permanece na atual edição: fazer uma abordagem transversal ao currículo escolar, integrando a Saúde Oral.