segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Apresentação do projeto "Fios de leitura" nas sessões paralelas do "FOLIO EDUCA" em Óbidos


O Projeto "Fios de Leitura" coordenado pelas bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Almeida, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, foi apresentado no dia 18 de outubro nas sessões paralelas do FOLIO EDUCA - Festival Literário Internacional de Óbidos.
A experiência, integrada no tema "Territórios Leitores",  foi conduzida pela professora bibliotecária do Agrupamento, Isabel Robalo e pelo coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares,  Pedro Gomes.
As bibliotecas do Agrupamento continuam através destes projetos a apostar na dinamização da leitura como forma privilegiada de conhecimento e cultura.
A nossa experiência no Festival Literário Internacional de Óbidos FOLIO EDUCA - Educação, Leitura e Literatura, foi muito gratificante.
Foi inesquecível a comunhão que se sentia entre espaços, autores, leitores, livros, aromas, frutos, cores e sabores. As apetitosas maçãs que, de onde em onde apareciam e desapareciam, certamente foram colhidas em tantas histórias que nos convidavam à sua leitura, assumindo com frontalidade a característica de fruto proibido, logo, apetecido.
Também os quietos baloiços convidavam a nossa imaginação a vaguear, num incessante vaivém de imagens e memórias. Apetecia estar ali. Apetecia assistir a tudo ao mesmo tempo, outrando-nos em cada instante e regressar ao eu apenas na hora de serenar a alma e o corpo, quando a lua nos convidasse.
De cada livraria, de cada biblioteca, de cada evento brotava inspiração. Emolduravam-se sorrisos, inebriavam-se almas, entrelaçava-se o papel e o digital, cheirava a magia como se Deuses e heróis, duendes e feiticeiras povoassem aquele espaço e, ao seu jeito, nos convidassem a ficar e a voltar sempre.
Obrigada! Voltaremos!


Isabel Maria Antunes Robalo



Folio educa/sessões paralelas: http://foliofestival.com/programa/seminario-internacional-educacao-leitura-literatura/

Programa Folio: http://foliofestival.com/programa/

http://vilaliteraria.com/noticias/folio-festival-literario-internacional-de-obidos








Dados do mapa
Dados do mapa ©2015 Google
Dados do mapaDados do mapa ©2015 Google
Dados do mapa ©2015 Google

Sem comentários: