terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Visita de estudo ao museu “Memória e fronteira” em Melgaço, integrada no projeto de leitura "Fardos e fardas nos caminhos do contrabando", no âmbito da iniciativa “LER+ jovem” do Plano Nacional de Leitura


 melgaço



No dia 17 de Dezembro realizou-se a visita de estudo ao museu “Memória e fronteira” em Melgaço, integrada no projeto de leitura "Fardos e fardas nos caminhos do contrabando", no âmbito da iniciativa “LER+ jovem” do Plano Nacional de Leitura e acompanhado também pela Rede de Bibliotecas Escolares. Trata-se de um projeto que começou a ser desenvolvido no ano letivo anterior com os alunos do 10º ano e ao qual está a ser dada continuidade no presente ano letivo com as mesmas turmas, tal como previsto.

Foi com muito empenho que os alunos envolvidos concretizaram o trabalho de campo em torno do tema - “O contrabando”-, fazendo uma ampla cobertura fotográfica e outros registos, tendo em vista a realização de um estudo comparativo entre três zonas de fronteira.

Já sob o manto noturno, jovens e adultos percorreram os meandros enigmáticos do castelo, subiram à torre e imaginaram-se habitantes de outras épocas. Também o museu de cinema foi uma experiência única que certamente lhes povoará a memória ávida de descobertas.  

Com esta visita de estudo foi concluída a última fase do trabalho de campo imprescindível para a produção do estudo comparativo que se pretende realizar, dando cumprimentos aos objetivos previstos no projeto.

Foi graças ao apoio do PNL e da RBE, ao envolvimento da Equipa da Biblioteca, da Direção do Agrupamento, dos Docentes, dos Assistentes Operacionais, dos Alunos e da Câmara Municipal que foi possível concretizar esta atividade.


Obrigada a todos!

Sem comentários: