quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Novidades da Biblioteca


A biblioteca dispõe de um fundo documental renovado graças à verba atribuída pelo PNL e a todo o apoio da RBE no âmbito do projeto "Fardos e fardas nos caminhos do contrabando", procurando, deste modo, dar resposta à exigente missão das bibliotecas ao serviço da educação no século XXI.
De acordo com a estratégia Europa 2020, o Pograma Rede de Bibliotecas Escolares definiu um conjunto de linhas prioritárias de intervenção por parte das bibliotecas com o objetivo de dar resposta aos desafios da sociedade atual.Uma dessas linhas prioritárias é o desenvolvimento da competência leitora, condição de todo o conhecimento.
"As bibliotecas proporcionam o contacto estreito e regular com o livro e a prátca da leitura, enquanto instrumentos privilegiados de aprendizagem e treino da compreensão leitora.
Aprender a ler e ler para aprender são princípios básicos da formação de leitores competentes. Estas aptidões são estruturantes e nucleares para a aquisição de conhecimento e determinantes nos percursos escolar e educativo dos alunos."1

1PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Quadro estratégico: 2014-2020 [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 06-11-2013. [Consult. 13-01-2014] Disponível em WWW:




Sem comentários: