quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia mundial da poesia - Poesia e natureza de mãos dadas

Aqui fica um poema para celebrar o "Dia mundial da poesia" e "O dia mundial da árvore".

A Menino e a Árvore


-De que servem teus galhinhos
Que se erguem verde além?

-Para abrigar passarinhos

E criancinhas também.






-E esse tronco sobranceiro

Que coisa pode ele dar?!

-Faz dele o marceneiro,

Os móveis de vosso lar.



-E quem é que te alimenta

A refeição qual será?

-É a raiz que me sustenta

De sais que a terra me dá.

 
-E as folhas verdes e amarelas

Subindo o tronco aos milhões?

-Ah! Eu respiro por elas!

As folhas são meus pulmões!


-E as flores pequenininhas

Com que te enfeitas?

-Vais ver, é delas que outras plantinhas

Iguais a mim vão nascer!




-E esses frutos cor-de-rosa

Que ponteiam no pomar?

-Para a boquinha gulosa

Que vive de perguntar.


 
Gente miúda. [em linha]. [consult. 21 de mar. 2012].

Disponível em URL: http://www.pragentemiuda.org/2010/09/mais-uma-linda-poesia-para-dramatizar.html#ixzz1pkkeuFHP


Sem comentários: